terça-feira, 23 de março de 2010

Teologia da Prosperidade


Teologia da prosperidade (ou Evangelho da prosperidade) é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel.

Esse movimento não é uma denominação e nem uma seita, mas um movimento no meio das Igrejas pentecostais e neopentecostais. 
Também, é conhecido como “Confissão Positiva, Palavra de Fé ou Movimento de Fé”.
Seus adeptos, afirmam que seus princípios vieram de Deus para estabelecer o cristianismo primitivo e seu principio de cura.
Dentro desse movimento se o crente declarar o que já está prometido por Deus na Bíblia essa declaração se cumprirá. Também basta negar certas coisas que elas deixam de existir, exemplo enfermidades.

Com exceção de “alguns problemas” a grande maioria deles segue uma linha ortodoxa ao que diz respeito aos pontos cardeais da Fé Cristã, existe uma ampla diversificação entre eles, por não se tratar de uma seita, mas sim de um movimento que invade de certa forma as igrejas.
Sua marca distintiva são saúde e prosperidade financeira.
Não é fiel o cristão que apresentar problemas de saúde e ou não for rico, podendo ate ser comparado o bom cristão com a pessoa que da bastante e um traidor com aquele que não da bastante, quando é feito um apelo por ofertas sempre será precedido por uma comparação entre um personagem bíblico bom e um mal.

Em 1863 o hipnotizador e curandeiro Finéias Parkhurst Quimby, denominou seu sistema metafísico de cura de “Ciência Cristã”, Quimby conhecido como “Pai das Ciências da Mente” era praticante da saúde mental e acreditava que o pecado, a enfermidade e a perturbação só existem na mente das pessoas.
Os quimbista criam no poder da mente, negavam a existência da matéria, do sofrimento, do pecado e da enfermidade.
A partir deles surgiram vários movimentos ocultistas como o Novo Pensamento, Ciência da Mente e Ciência Cristã.
O movimento Confissão Positiva surgiu de forma gradual a partir dos ensinos e escritos de Essek William Kenyon, que se inspirou na seita Ciência Cristã.
Kenyon empenhou-se em campanhas, pregando salvação e cura em Jesus Cristo, sua ênfase era textos bíblicos que falavam de saúde e prosperidade.
Fortemente influenciado pelas seitas Ciência da Mente, Ciência Cristã e a Metafísica do Novo Pensamento.
Hoje ele é reconhecido como Pai do Movimento Confissão Positiva.


Em 1892 Mary Ann Morse Baker Glover Patterson Eddy, ex-paciente de Quimby funda nos EUA a Igreja de Cristo Científica.
Ela usa e “melhora” as idéias de Quimby, ele negava a existência da enfermidade, ela negava a existência da própria matéria. Suas crenças não eram biblicas, mas sim ocultistas, pois havia aprendido com Quimby.
Ela negou os principais pontos da Fé Cristã; como a Trindade, a Divindade de Jesus, sua morte e ressurreição, e ensinou que Deus é um Principio impessoal.

Em 1974 Kenneth Hagin fundou o Centro Rhema de Adestramento Bíblico.
Reconhecido como autor, mestre e advogado da mensagem “Palavra da Fé”.
Ele estudava e divulgava os ensinos de Kenyon e dava muita ênfase à palavra de fé e o confessar por fé a realização das promessas bíblicas sobre saúde e prosperidade.

Em 1988 mais de dez mil estudantes haviam passado por sua escola, muitos Pastores e Ministérios foram influenciados por Hangin, nos Estados Unidos, Kenneth Copeland, Benny Hinn, David (Paul) Yonggi Cho, entre outros.

A Partir dos anos 70 e 80, a teologia da prosperidade se estendeu a muitos paises, incluindo Portugal, onde se destacou Jorge Tadeu, fundador da Igreja Maná, e no Brasil, onde se destacam muitas Igrejas, tais como:
   • Comunidade Sara Nossa Terra, fundada em 1976 por Robson Rodovalho, em Brasília.
   • Igreja Cristo Vive, fundada em 1986 por Miguel Ângelo.
   • Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, fundada 1994 por Valnice Milhomes, que em 1999 recebe o título de “apostola”.
   • Igreja Universal do Reino de Deus, fundada em 1977 por R.R. Soares e Edir Macedo no Rio de Janeiro. (chama bastante a atenção por suas inovações na forma litúrgica. Exemplo; a Sessão descarrego e suas formas de levantarem ofertas.)
   • Igreja Internacional da Graça, fundada em 1980 por R.R. Soares, depois de se desligar da Igreja Universal do Reino de Deus. (também tem suas inovações litúrgicas. Exemplo a Reunião do Show da Fé).
   • Igreja Apostólica Renascer, fundada pelo casal Estevam e Sonia Hernandes em São Paulo, em 1986, chamam-se a si mesmos de “apóstolo” e “bispa”.

O principal catalisador do neopentecostalismo no Brasil foi a Igreja Nova Vida, fundada pelo bispo canadense Roberto McAlister.
Sua marca distintiva é a “Palavra de Fé ou Confissão Positiva”. Que pode ser positiva ou negativa e frisa fortemente a Doutrina da Saúde e da Prosperidade Financeira e o uso da fé dos fieis, além de uma grande aceitação de pastores ou pregadores leigos(sem formação Teológica). Que se preparam e fazem uso de suas armas para conseguirem arrancar o Maximo possível em cada culto.

Gostaria de deixar minha refutação e minha decepção registrada, infelizmente algumas igrejas estão mudando suas doutrinas e deixando que esse câncer entre, o objetivo final e obter mais ofertas e mais recursos que nunca serão usados na obra de Deus, ou seja, estão explorando a fé dos Santos e enganado os distraídos que estão dentro das igrejas.

O Senhor Kenneth Hagin faz diferença entre as palavras gregas ῥῆμα (rheema) “palavra, dito, expressão, coisa, objeto, assunto, evento” e λόγος (logos) palavra, discurso, razão, pregação, proclamação, mensagem”.
Afirmam ser λόγος a palavra de Deus escrita, a Bíblia, e ῥῆμα, a palavra falada por Deus em revelação ou inspiração a uma pessoa em qualquer época.
Desse modo e possível repetir “com fé” qualquer promessa bíblica aplicando a sua necessidade e exigir de Deus seu cumprimento.
Os adeptos da Confissão Positiva acreditam ser a Bíblia a palavra de Deus, mais não a única com autoridade, pois a palavra do crente tem a mesma autoridade.
O crente deve declarar o que já está prometido por Deus na Bíblia e essa declaração se cumprirá. Também basta negar certas coisas que elas deixam de existir, exemplo enfermidades.
Se analisarmos alguns textos bíblicos vamos descobrir que não podemos afirmar tão diferença entre as palavras ῥῆμα e λόγος

(I Pe 1.23) ...δια λογου ζωντος Θεου και μενοντος εις τον αιωνα
23 ... pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

(I Pe 1.25) το δε ρημα Κυριου μενει εις τον αιωνα
25 Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.

( Lucas 9.44) Θεσθε υμεις εις τα ωτα υμων τους λογους τουτους ο γαρ υιος του ανθρωπου μελλει παραδιδοσθαι εις χειρας ανθρωπων
44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

(Lucas 9.45) Οι δε ηγνοουν το ρημα τουτο και ην
παρακεκαλυμμενον απ αυτων ινα μη αισθωνται αυτο
και εφοβουντο ερωτησαι αυτον περι του ρηματος τουτου
45 Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.

Também não podemos aceitar como fontes de autoridade: as revelações de seus líderes e a palavra de fé.
Se atribuímos tamanha autoridade as palavras das pessoas, estaremos extrapolando os limites permitidos pela Bíblia.
Criar doutrinas em base a sentimentos, sonhos e visões é quebrar todos os limites da Hermenêutica, o cristianismo verdadeiro não deve ir além das Sagradas Escrituras.

A Bíblia é a única autoridade para a vida do cristão. Os que praticam a Confissão positiva têm a visão de confissão positiva ou negativa, esse conceito é falso e não se confirma na Bíblia e nem na prática. Pois Deus é Senhor e nós servos.

O principal objetivo da vinda de Jesus ao mundo foi para salvar os pecadores e não para trazer riquezas materiais aos pobres e saúde aos enfermos. É bem verdade que muitos foram curados e libertos, mas, isso é conseqüência do perdão e da nova vida em Cristo Jesus.

Nós somos pentecostais e cremos na atualidade dos dons espirituais, mas discernimos muito bem quando a manifestação é de Deus ou fogo estranho.
Temos promessas de Deus e a história bíblica registra vários testemunhos de sinais, prodígios e maravilhas.
No entanto esses pregadores da “Saúde e Prosperidade” estão fora dos padrões e princípios bíblicos a começar de suas origens.

Devemos combater fortemente aos abusos e aberrações doutrinarias desses senhores.


I Timóteo 1:15 
 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, 
que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, 
dos quais eu sou o principal.

Tiago 1: 22 
 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, 
enganando-vos com falsos discursos.

Tiago 4:17 
 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Marcelo Shidue Barros
Pastor da Igreja Salvos pela Graça