segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Senhor é o meu pastor


 
Salmos 23



O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. 
Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. 
Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.
 NVI

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Yin Yang


 Símbolo do equilíbrio perfeito


Yin Yang
No Taoismo, o símbolo do Yin e Yang, conhecido como diagrama do Tai-chi ou Tei-Ji, é representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa, nas cores preto e branco, onde Yin é a metade preta, enquanto o Yang é a metade branca. Nesse jogo harmonioso, ambos possuem uma outra esfera pequena em seu interior, porém de cor oposta, simbolizando o germe do outro, a união e o equilíbrio das forças opostas, complementares e inseparáveis de tudo o que existe.

Na Filosofia Chinesa
No conceito primordial e essencial "Tao", o Yin Yang é simbolicamente a dualidade de tudo que existe no universo. Dessa forma, juntos eles compõem a totalidade equilibrada do mundo manifestado em duas polaridades.
Outro princípio dessa filosofia, é disser que Yin e Yang são duas formas energias opostas. 
Yin significa escuridão sendo representado pelo lado preto, e yang é a claridade sendo representado pelo lado branco.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilibrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação.
Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang.
O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Preto e Branco integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
Força essa que composta basicamente de energia, negativa e positiva.
As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a idéia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.
Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a prótons e nêutrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

E para o Cristão
Será que para os cristãos usar esse simbolo ou essa ideologia é bom? É natural?
Conheço Igrejas que fazem a festa do preto e branco, cristãos que decoram seus ambientes com paredes e ou pisos quadriculados preto e branco em casa no trabalho ou na Igreja, alguns mais sem temor ou sem sabedoria colocam em suas paredes quadros do próprio símbolo do Tai-chi, usam roupas, cadernos e outras coisas com simbolo do do Tai-chi... Não vigiam...estão brincando com fogo!
Existe tantas formas de expressar essa ideologia usando essas cores que ao meu ver deveríamos tomar cuidado e se for o caso evitada-las, os cristãos deveriam ser cuidadosos e inteligentes!
A mensagem dessa filosofia é clara e explicita  "o BOM não é totalmente BOM e o MAU não é totalmente MAU" logo posso entender que posso viver entre o "BOM e o MAU"... por que se essa filosofia estiver correta "Deus não é totalmente BOM e Satanás não é totalmente MAU".
Irmãos, Cristãos, sejamos sábios não tolos, não podemos deixar que nos enganem. 
Vejamos a Bíblia em Colossenses capitulo 2 verso 8: Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;.
Deixo aqui um conselho, não meu, mas do Apostolo Paulo,  você que deseja ter um estilo de vida que agrade à Deus.  
Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:21-23


Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 



Marcelo Shidue Barros.
Pastor da Igreja Salvos pela Graça.

Fontes: Disponíveis em 29/11/2017.
https://www.bibliaonline.com.br/acf/1ts/5
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/yin-yang/


   

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Data da Páscoa

A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na epoca de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.
O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março , data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte.
De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. Para as igrejas ortodóxicas, a data da páscoa é dada pelo calendário Juliano e não pelo gregoriano.

A data da Páscoa de 1980 a 2024: