domingo, 18 de agosto de 2013

Dias Difíceis

   
   Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram: — Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o Senhor. Jesus perguntou: — Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos? Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse: — Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Marcos 3:31-35 

   Estamos vivendo dias muito difíceis, a frieza e falta de amor, o mundo iludido pelo príncipe das trevas tem enlaçado multidões, e observamos com tristeza pessoas que amamos que fazem parte da nossa família, indo em direção ao abismo.
   Quando Jesus falou que qualquer que fizesse a vontade do Pai, era sua mãe e seus irmãos, é possível que muitos que ouviram isso não entenderam, mas, nós hoje entendemos o que significam essas palavras. E a cada dia que passa as compreendemos melhor.
   Existe uma grande divisão nas famílias, e não é uma situação diferente pra quem recebeu seu único e suficiente Salvador, lavou seus pecados e vive em novidade e vida, sofremos ao ver nossos queridos à deriva no mar revolto dessa vida.
   Contudo, quando Jesus fez essa declaração, estava deixando claro quem realmente faz parte da família eterna, de quando aceitamos o Filho do Criador, e somos eleitos filhos por adoção, e reconciliados com o Pai, passamos a concidadãos dos santos e da família do Eterno.
   E é claro que quem escolhe viver em Cristo sofrerá certas perdas e dores, pois, muitos serão chamados e poucos escolhidos! Infelizmente podemos notar o distanciamento que ocorre quando não mais compartilhamos o mesmo mundo, as mesmas rodas, as mesmas convicções, as mesmas doutrinas que aqueles que não receberam ou não reconheceram o amor da verdade, e ainda que nos sejam tão próximos estão muito distantes.
   Nesse momento começamos a perceber quem são de fato nossa mãe, nossos irmãos e irmãs, não que não consideramos mais a nossa família, continuamos a amá-los, sentimos e entendemos o que é compaixão, porém, são eles que não conseguem mais vislumbrar em nós uma família, são eles que não entendem ou não aceitam que somos encorajados, motivados, e que compartilhamos, a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz, adotamos e somos adotados, ganhamos irmãos , irmãs, pais e mães , que serão eternamente uma única e verdadeira família.
   E é fazendo a vontade do Pai que somos reconhecidos como filhos, e é assim que reconhecemos quem são nossos irmãos... E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:29 
   Na verdade, Jesus não falava de abandono, mas, de deixar de viver por eles e como eles, para viver com Jesus, e para Ele, e por Ele, afinal, aquele que O ama guarda e cumpre os seus mandamentos, o que é impossível se não deixarmos tudo por amor do Seu nome... 
   É inevitável que alguns acabem por se afastar, pois, sentem comichão nos ouvidos... não há concórdia entre uns e outros... Mas, entre família... dói... é duro esse discurso, mas... Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
   Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
   Fazer o mal , é andar em trevas, é desconhecer a luz verdadeira, é não admitir sua miséria, seus pecados, é viver pelo hoje, sem esperar o juízo vindouro, ou mesmo sem acreditar na justiça do SENHOR. 
   Lembrem-se Deus é justo e está vendo todas as coisas! Pois, chega um momento que já não convém continuar, é como jogar pérolas... só nos resta amar e não compactuar com suas obras e vidas que estão voltadas ao mundo e a todos esclarecer que temos um único e verdadeiro Pai e SENHOR, e que Ele está acima de tudo e de todos. 
   Minha mãe, meus irmãos e irmãs são aqueles que fazem a vontade do Pai. 
   Que o Deus Todo Poderoso tenha Misericórdia das nossas vidas.

Marcelo Shidue Barros.
Pastor da Igreja Salvos pela Graça.

sábado, 3 de agosto de 2013

Fidelidade a Deus



 
Fidelidade a Deus



Há uma expressão que aparece pelo menos quatro vezes nas Sagradas Escrituras: “O justo vive pela fé”





  • Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
    Habacuque 2:4
  • Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
    Romanos 1:17
  • E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
    Gálatas 3:11
  • Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
    Hebreus 10:38

   A fé pode ser e é indicada pela “fidelidade” a Deus. No entanto, “” e “fidelidade” embora estejam bem próximas, não são a mesma coisa. Mas, Quando temos em Deus, agimos com fidelidade.

  A fidelidade está muito ligada à perseverança e à paciência. Agostinho um dos "Pais da Igreja" disse: “Os que perseveram em vossas companhias sejam vossos modelos. E os que vão ficando pelas calçadas, com esses aumentem vossa vigilância”.

   A atitude daquele que crê e que tem fé é a “obediência e a fidelidade" ao Senhor. Neste sentido o Apostolo Paulo fala aos romanos da “obediência da fé” (Rm 1,5).

  A fé é um ato de adesão a Deus; isto é, submissão que implica obediência à Sua Soberana, Boa, Agradável e Perfeita vontade. Mas, infelizmente a fraqueza da nossa natureza humana impede muitas vezes que a nossa fé seja coerente; quer dizer, às vezes os nossos atos não estão conforme às exigências da fé. Portanto, não basta disser  ``Eu creio``...  é preciso obedecer, assim a atitude de fé se torna coerente.

  Depois que o povo hebreu recebeu a Lei de Deus por meio de Moisés, exclamou: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.  Êxodo 24:7

  Esta era a vontade do povo, no entanto, sabemos que este mesmo povo tropeçou tantas vezes prestando culto aos deuses dos pagãos.

  Depois que Josué, conclamou o povo, a ser fiel a Deus, e só a Ele prestar culto na terra que Deus lhe dava, o povo respondeu: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz. Josué 24:24

  Mas sabemos que logo após atravessar o rio Jordão, e tomar posse da Terra tão esperada, este povo não demorou a render-se aos encantos dos deuses dos cananeus. Isto mostra que não foi fácil para eles e nem será para nós.

  Viver a fidelidade a Deus e difícil, pois também hoje os deuses falsos nos atraem, e querem ocupar o nosso coração.

  A obediência sempre foi e sempre será a prova e a garantia da fidelidade. Foi por ela que Jesus salvou a humanidade, porque fez exatamente o que o primeiro Adão recusara fazer.

  Na obediência radical a Deus o Cristo desatou o nó da desobediência de Adão e nos reconciliou com o Pai.

  A partir daí, a obediência a Deus passou a ser a marca principal daquele que crê. Ela é o melhor remédio para os males que o pecado original deixou em nossa natureza: orgulho, vaidade, presunção, autossuficiência, exibicionismo, etc.

  O profeta afirma que: ...A obediência é melhor do que o sacrifícios... (1Samuel 15,22).

  A outra característica da fidelidade a Deus é o firme propósito de servir-lhe sempre e com perseverança e reta intenção, mesmo nos momentos mais difíceis.

  O Senhor Jesus disse: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! Mateus 25:21

  Tudo o que recebemos de Deus nesta vida, é este “pouco” sobre o qual é testada a nossa fidelidade a Deus.

  Ser fiel a Deus é ter fé e ser obediente às suas regras e leis, à sua vontade, e servir-lhe com toda a alma.

  O Senhor Jesus disse na última Ceia que: Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:15

  Portanto, amar a Deus, mais do que um “sentimento”, é uma “decisão”: guardar os seus mandamentos, cumprir a sua vontade.

  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:21

  Amar a Deus é viver os seus ensinamentos.

  Pois, o Senhor Jesus garante que se diante de todas as adversidades, tivermos fé, perseverarmos e manter nossa fidelidade alcançaremos a vitória.

 ... aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

Que o Deus Soberano e Todo Poderoso seja
Glorificado e Louvado nas nossas vidas!